terça-feira, 29 de setembro de 2009

A estréia da Première Brasil 2009 foi um sucesso!!!

O tradicional cinema Odeon BR, localizado na Cinelândia (centro do rio), foi o palco para a abertura da Mostra Premiére Brasil.

A Mostra competitiva de documentário foi inaugurada com o filme "Sequestro", de Wolney Atalla.



Durante quatro anos, uma equipe de filmagem acompanhou pela primeira vez as investigações, táticas e ações até então sigilosas da Divisão Antisequestro de São Paulo. Nesse período, quase 400 pessoas foram sequestradas no Estado, e mais de 1500 no Brasil inteiro. Situações reais de negociação entre uma família e sequestradores, um resgate de uma criança de seis anos , um sequestro comandado de dentro da cadeia. Policiais, vítimas, sequestradores, todos envolvidos num drama de vida na maior e mais aterrorizante cidade da América Latina.
___________________________________________

Em seguida, a Mostra Novos Rumos foi inaugurada com o filme "A falta que nos move", de Christinane Jatahy.


13 horas de filmagem. 3 câmeras na mão. 5 atores dirigidos durante a filmagem por torpedo de celular. No dia 23 de dezembro de 2007, depois de 4 anos de trabalho contínuo de pesquisa de linguagem, os atores chegaram na casa da diretora do filme para viverem uma experiência cinematográfica única. Serem filmados ininterruptamente sem deixar de seguir roteiros e cenas. Ficção e realidade se entrelaçaram no limite máximo da tensão. Por trás de tudo são contadas histórias de uma geração que viveu à deriva, e que agora se defronta com a falta que os move.
___________________________________________
Diretamente das terras nordestinas do nosso país-continente,Brasil, para estreiar a Mostra Competitiva de Longa-metragem de Ficção, o filme dos parceiros, Marcelo Gomes e Karim Ainouz: "Viajo porque preciso, volto porque te amo"


José Renato, geólogo, 35 anos, é enviado para uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar o Sertão - região semi desértica, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, percebe-se que há algo comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma sensação de abandono, de isolamento. Mas, ele decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos.
____________________________________________
Encerrando o primeiro dia da Première Brasil 2009, uma mostra mais que especial, filmes sobre música, a Mostra Música, com o longa-metragem: Rock Brasileiro - História em Imagens, de Bernardo Palmeiro.

O documentário mostra a trajetória do rock brasileiro dos anos 50 até os dias de hoje através de depoimentos com personalidades do universo da música.
____________________________________________
E, não para por aí, afinal, esse foi apenas o primeiro dia. A Première Brasil continua a todo vapor.
Até!


Nenhum comentário: