quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sábado, Dia 26 de Setembro





O segundo dia de Gala da Première Brasil no Cine Odeon Br contou com a seguinte programação:

Em competição o longa-metragem documental: "Penas Alternativas", de Lucas Margutti e João Valle.




O documentário busca refletir sobre o fracasso do sistema penitenciário brasileiro. Tendo como foco um Centro de Detenção, um presídio e uma ONG no estado de São Paulo, o filme percorre vidas que seguiram destinos diferentes. Pelos depoimentos de indivíduos que foram sentenciados ao regime fechado de encarceramento e dos que realizaram as penas alternativas, mais precisamente a prestação de serviços a comunidade, o documentário apresenta soluções para a superlotação carcerária e investiga as finalidades da pena de prisão.
_____________________________________


Na mostra dos filmes convidados como HORS-CONCOURS:

OLHOS AZUIS, de José Joffily


Em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria compulsória, Marshall, oficial da imigração americana, detém arbitrariamente passageiros latinos dentro de uma sala de um aeroporto de Nova York. Ali, conduz interrogatórios que os expõem a diversas humilhações, que tomam um trágico rumo. O alvo principal é Nonato, brasileiro radicado nos EUA. Dois anos depois deste episódio, o ex-oficial cruza o sertão do estado de Pernambuco, na expectativa de encontrar a paz de espírito. Porém, ele percebe que a desilusão e o desamparo são os únicos sentimentos que o acompanham.
___________________________________

Logo após, o segundo concorrente da Mostra Competitiva de Curta-metragem seguido do Longa-metragem participante também da Mostra Competitiva:

A Montanha Mágica, de Petrus Cariry



De tanto se divertir lá em cima, ele caiu, quinze metros, faltou ar! Quais são os limites entre a realidade e ficção? Eu gostaria de lembrar um pouco mais. Um filme sobre a infância.


O Longa-metragem de Suzana Amaral,

Hotel Atlântico



Um ator desempregado embarca numa viagem sem destino, um voo cego sem instrumentos. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. Encontra pessoas bizarras, amores suspeitos e quase a morte. Sempre no fio da navalha, a realidade é apresentada como uma farsa e o absurdo da vida se instala, com eventos ocorrendo inesperadamente, muitas vezes sem explicações lógicas. Eles se desdobram fragmentados, desconectados entre si, culminando num final inesperado e instigante. Baseado no livro de João Gilberto Noll.
_______________________________________

E, para o encerramento da noite, a Mostra Música! Com o filme:

Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global, de Guto Barra e Béco Dranoff.




Documentário sobre o ciclo de redescobrimento da música brasileira no mercado internacional. Por meio de entrevistas com David Byrne, Gilberto Gil, Devendra Banhart, M.I.A., Mutantes, Caetano Veloso, Tom Zé, Seu Jorge, Bebel Gilberto, Milton Nascimento, Thievery Corporation e outros, o filme analisa a experiência musical brasileira fora do país. Artistas, produtores, DJs e críticos discutem como a mistura de estilos, os samples e a globalização ajudaram o Brasil a garantir um lugar de destaque na cultura global.
__________________________________________
Mais uma noite de Gala acontece no Cine Odeon BR, agora é aguardar ao próximo dia!!!

Até mais!

Nenhum comentário: