quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Com uma Quarta-Feira mais do que badalada, o Festival do Rio 2009 completa sua primeira semana.

Para começar as Sessões de Gala do dia, a Mostra HORS-CONCOURS, com o premiado documentário: "Cidadão Boilensen", de Chaim Litewski.



Através da surpreendente vida de Henning Boilesen, o documentário revela a ligação política e econômica entre empresários e militares no combate à luta armada durante o regime militar brasileiro. Melhor Filme no festival de documentários É Tudo Verdade 2009.
_________________________________________


Já na Mostra Competitiva de Documentário foi a vez de voltar no tempo e homenagear o inesquecível Velho Guerreiro, Chacrinha, com o filme de Nelson Hoineff: "Alô, Alô Terezinha"


Documentário sobre o maior fenômeno de comunicação do país. Politicamente incorreto, radical, renovador, Chacrinha mudou para sempre a televisão brasileira e expressou um Brasil que estava em torno dela, mas não era percebido. O filme conta a grande aventura chacriniana através da ótica do apresentador, reunindo os núcleos de sua constelação, chacretes, calouros e artistas que passaram por seus programas, para identificar suas individualidades e suas emoções.

Como não poderia faltar, lá estavam elas, a alegria do povo, as eternas chacretes:


A jurada mais famosa do Brasil também desfilou no tapete vermelho:

___________________________________

A última sessão da noite levou ao palco do Cine Odeon Br uma constelação!

A sessão foi iniciada com o Curta-Metragem (que está em competição) "Quase Todo Dia", de Gandja Monteiro.



Ao longo de um dia, vemos Priscilla e sua filha viverem momentos alternados entre realidade e ficção. Momentos em que as tentações da cidade grande e o despreparo inerente da jovem mãe se tornam evidentes.


Gandja não escondeu sua emoção de estar presente na Mostra Competitiva da Première Brasil e dividiu sua felicidade com as atrizes de seu filme no palco.

Priscila Marinho, ou Polly, também falou sobre o que é estar no Festival do Rio e o que isso representa para ela.

Mas isso era apenas o início da Sessão!!!

Com o elenco estrelar e de novos talentos, e a fotografia magistral de Walter Carvalho, sobe ao palco do Cine Odeon, a veterana diretora Sandra Werneck para apresentar seu filme: "Sonhos Roubados"


Jéssica, Sabrina e Daiane sonham como jovens de qualquer lugar do mundo. Moradoras de um bairro pobre da periferia do Rio de Janeiro, eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo. Mas, mesmo nesse quadro de absoluta incerteza e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor.

Sandra Werneck (Diretora/Produtora) e Walter Carvalho (Dir. de Fotografia)

Marieta Severo está no filme no papel da cabelereira Dolores

MV Bill estréia como ator no papel do presidiário Ricardo

Daniel Dantas

No palco estão Nelson Xavier, Angelo Antônio e Marieta Severo


___________________________________________

Assim encerramos mais uma noite super agitada no centro do Rio de Janeiro!
Não percam as próximas sessões!!!

Confira a programação em:
www.festivaldorio.com.br


*fotos por André Maceira




Nenhum comentário: